De olho na pauta - Como foi que você entrou na mundo do humor e foi parar na TV como o nosso eterno assessor de imagem no CQC?
Warley Santana:Sou ator há quase dez anos. Me viram no teatro e me chamaram para um teste, mas eu já tinha feito alguns trabalhos com um lado cômico, não só peças, mas também comerciais de TV. Passei no teste, hehehe.
De olho na pauta- O humor brinca com situações do cotidiano das pessoas e até mesmo cenas inusitadas. Quais são os maiores desafios para quem trabalha com humor?
Warley Santana:O humor é a forma mais aguda de se atingir alguém. É difícil encontrar a linha, se é que ela existe, entre a comédia e a tragédia. Renovar material é outra dificuldade que o humorista tem, dizem especialistas que só há 7 tipos de piadas, e que elas já foram todas feitas, só são modificadas dependendo dos acontecimentos, mas têm a mesma fórmula. Não sei se posso afirmar isso, mas sinto que este comentário tem algum sentido.
De olho na pauta- Essa questão de formato de humor para TV e humor em shows de comédia,stand-ups tem alguma diferenciação ou não existe?
Warley Santana:Acho que deve existir o cuidado estético na linguagem televisiva. Quando você está lá, no teatro, o clima é outro. Você está focado, existe uma atmosfera favorável e você com disposição a rir e participar, ao contrário do que ocorre quando você está vendo TV. Se a gente pensar, o Jô faz um stand up no começo do programa, assim como David Letterman, Buenafuentes, Jay Leno e outros.
De olho na pauta -Como é o planejamento de um programa de humor como o Formigueiro por exemplo, desde a escolha das pautas até o programa em si com todos aqueles quadros?
Warley Santana:Precisamos conhecer nosso público alvo, aqui no Brasil nossa audiência era maioria de crianças, na Espanha, o mesmo programa, tem seu público majoritariamente adulto, um programa diário curto que passa ao vivo todas as noites. Aqui a gente teve que cortar muitas piadas e cenas por causa do nosso público infantil, tentando enquadrar nosso humor “jovem” dentro da realidade infantil, sem perder o frescor. Esse foi o maior desafio. A logística do programa era bem complexa, com mais de quarenta profissionais trabalhando juntos, muitos cientistas de verdade trabalhando com a gente.
De olho na pauta -O humor predominante na TV brasileira é praticante dos bordões e roteiros previsíveis .Como é possível reverter esse quadro e prender mais a atenção do telespectador que já não vê mais tanta graça nesses velhos formatos?
Warley Santana:A gente se engana um pouco, eu acho. Esses programas “previsíveis” ainda são a maior audiência da nossa televisão. A praça é nossa e zorra total tem índices altíssimos de audiência. O Chaves e o trunfo do SBT e está ai faz muitos anos. Se a gente analisar, as novelas também são previsíveis, modelo baseado na comedia dell`arte, mas estão ai com forca total. E claro que eu gostaria de fazer algo longe disso, fazer um tipo de programa do qual eu mesmo gostaria de assistir. Tive sorte ate agora, é o que eu vou tentar fazer na internet de uma forma independente no warleychannel no youtube, por exemplo.
De olho na pauta -Destacando o humor na TV, você acha que poderia haver mais programas de comédia stand up e outros gêneros humorísticos na TV aberta e qual sua importância ?
Warley Santana:Tenho certeza que sim. Importância na inovação.
De olho na pauta -Para finalizar,já agradecendo pela entrevista gostaria de pedir que você nos conte como consegue conciliar seus stand-ups com os programas que faz na TV e deixasse um recado a todos aqueles que pensam em trabalhar com humor.
Warley Santana:Eu que agradeço. Minha vida é meio maluca mesmo, minha rotina é não ter rotina. Ainda estou inventando de ser ventríloco. Acho que o recado é o mesmo tanto para humor, quanto para a carreira de ator, prestar muito atenção em tudo o que acontece ao seu redor e conseguir enxergar o que muitos outros ainda não enxergaram. No jornalismo ainda mais, né.
Agradecimento:
Aqui agradecer ao sempre solícito, simples e carismático Warley Santana por me conceder esta bela entrevista.
Até mais galera..até o outro post..
Helina Lustosa
Sem comentários:
Enviar um comentário